Estamos no Google+

sábado, 18 de agosto de 2007

O destino certo

Caminho, destino, vida, Deus, fé - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Ontem eu estava indo para a faculdade, e, como a maioria dos ônibus vai para o Centro, eu, distraidamente, peguei o primeiro que passou, sem observar se de fato ele ia mesmo até o Centro. Depois de um certo tempo somente que eu me lembrei que não havia observado o detalhe do destino do ônibus, e me vi numa dúvida cruel. Decidi por esperar para ver o que acontecia; se o ônibus desviasse da rota eu desceria do mesmo e pegaria outro ônibus. Para a minha sorte, o ônibus foi para o Centro.

Mais tarde, ao analisar o acontecido, deparei-me com uma síntese do que acontece muitas vezes em nossas vidas, e mais, como a vida de algumas pessoas é como a situação descrita acima. Quantas vezes nós começamos a fazer algo sem saber exatamente porque? Ou então, quantas vezes compramos idéias sem pensar seriamente sobre o impacto que elas terão nas nossas vidas? 

Não raras vezes nos vemos em situações nas quais não gostaríamos de estar. Não obstante, por pura inércia, nos mantemos em situações incômodas e que nos causam dúvidas por medo de mudarmos e experimentarmos coisas novas. Esperamos que aconteça algo bem ruim, ou que nos cause profundo desgosto porque é mais conveniente ficarmos onde estamos, sem fazer nenhum esforço, sem sermos desafiados.

Mudar sempre causou medo no ser humano. Mesmo que alguém nos prove, por A + B que tal ato é errado, ou que tal caminho nos levará a um lugar ruim, ou a uma desgraça, permanecemos com as mesmas atitudes porque a mudança nos causa medo. Preferimos continuar no caminho errado a mudar, porque a mudança significa uma "perda de controle". No entanto, quando conseguimos romper o medo de mudar, quando conseguimos "ver o invisível", notavelmente temos um progresso. Ao mudarmos, quebramos paradigmas e conhecemos novas realidades. Vimos que não é tão ruim assim uma mudança; pode ser algo extremamente positivo e um aprendizado profundo para a nossa vida.

Quando rompemos com nossas práticas, temos de reconhecer que não está em nossas mãos o poder sobre todas as coisas; quebramos o nosso orgulho e reconhecemos que há mais coisas do que imaginávamos, e que muitas coisas não podemos controlar, contrariando a idéia de que somos senhores sobre toda e qualquer situação. Diversas vezes em nossas vidas vemos todo e qualquer controle fugir de nossas mãos, inclusive o controle emocional; tudo aquilo que sabíamos e podíamos fazer ja foi feito, e mesmo assim de nada adiantou. 

Então, temos de entregar o nosso caminho a alguém. Uns entregam ao acaso; outros à incerteza, outros ao primeiro que lhes aparece pela frente. Eu, quando me vi num caminho sobre o qual eu não poderia decidir com propriedade, decidi entregar meu caminho a dois caras que sabem de todas as coisas, Pai e Filho, que deram o Seu Filho e a Sua Vida, respectivamente, por mim: Deus e Jesus Cristo. Entreguem suas vidas a Eles, e seguramente vocês vão se dar bem; mais: como eu cheguei com o ônibus, vocês chegarão ao destino certo.

Samuel Bonette

Um comentário:

Unknown disse...

unicas palavras a serem ditas, Que delícia, que delícia :D hehehe