Estamos no Google+

sábado, 12 de janeiro de 2013

Considerações iniciais, um pouco de justiça ou vingança, como queiram...

Considerações iniciais, um pouco de justiça ou vingança, como queiram - www.samuelbonette.blogspot.com

Boa noite. O mundo não acabou, como eu acreditava, então pude fruir minhas merecidas férias. Acredito que todas as férias são merecidas, mas para mim está sendo realmente emocionante tirar férias. Também fico feliz porque estou melhorando. Em 2012, na minha primeira postagem do ano me propus a postar no mínimo 7 textos, o que havia sido o recorde de postagens num mesmo ano (alcançado em 2007, primeiro ano do meu blog), e consegui superar a meta em 28,57%, postando 9 textos (Hehehehehehe... não posso deixar de me divertir comigo mesmo e a mania de mensurar as coisas). Também fico feliz pois no ano de 2012 continuei a trajetória ascendente iniciada em 2011, quando postei 6 textos, ao contrário de 2010, ano em que postei 1 texto somente. Então, meta lançada: superar as 9 postagens de 2012.

Fico feliz também de estar alcançando 6 anos de blog que, muito embora não seja o estrondo que eu gostaria que fosse, me permite expressar algumas opiniões e me satisfaz plenamente no que diz respeito ao meu gosto por escrever. Quero saudar os meus leitores internacionais, especialmente o leitor (ou leitores) da Rússia. É muito gratificante ter leitores em países do mundo que jamais imaginei alcançar. Espero que os textos possam ter te entretido, divertido ou mesmo ajudado; me sinto lisonjeado de forma inenarrável.  Também quero recomendar um site bem legal que, após um teste composto de uma série de perguntas, descreve a tua personalidade dentro daquelas pré-estabelecidas tendo como embasamento teórico quatro modelos lá descritos. O site é o Inspiira. Recomendo a todos, pois até agora todos os que fizeram o teste me relataram que ele foi bem assertivo na sua avaliação.

Mas vamos lá... como já gastei meia página com agradecimentos e considerações quero ser bem sucinto num assunto que já estava pensando sobre, mas sobre o qual fui amplamente bombardeado, coincidência ou não, nos últimos dois dias através de filmes e frases sobre. O assunto é vingança x justiça. Hoje mesmo assisti um trecho de um filme do Batman no qual ele falava que vingança e justiça muitas vezes são a mesma coisa. Tenho de discordar. Justiça é o que acontece quando o mal recebido é reparado, através de julgamento feito por terceiros com conduta ilibada; vingança é o que acontece quando, pelas próprias mãos ou pelas mãos de outrem, o mal recebido é devolvido com maior força ou proporção; ainda que seja na mesma proporção, é vingança. Semana passada assisti o filme O Conde de Monte Cristo, cuja história é a busca por vingança, e uma reportagem na TV sobre dois assassinatos por motivos frívolos, sobre os quais os familiares das vítimas clamavam por vingança.

Óbvio que no Brasil temos muitos problemas com no sistema judiciário em geral, o que não é segredo para ninguém. Entretanto, vejo que o maior problema é justamente o fato de as pessoas quererem vingança e não justiça. Se todos nós quiséssemos justiça, seria uma via comum o assassino confessar o crime, cumprir uma pena justa e após retornar ao convívio da sociedade. Entretanto, como queremos vingança, obviamente que o assassino não vai querer confessar o seu crime visto que a confissão geraria em nós uma vontade de matá-lo ou submetê-lo a sofrimento infindável. Tenho a convicção de que o sistema prisional brasileiro piora as pessoas, já que são tratados com desumanidade e isto não é defesa aos condenados que lá estão cumprindo suas penas.

Não quero fazer um raciocínio raso, pois como disse quero ser sucinto e este assunto é muito amplo e complexo, desperta as paixões e sentimentos mais obscuros do ser humano. Quero somente trazer uma reflexão sobre o que alimentamos dentro de nós; mesmo a justiça sem amor pode ser cruel e quando em demasia torna-se vingança. O perdão, ao contrário, nos torna melhores e mais humanos, mais tratáveis e respeitáveis. Só pode fazer justiça e perdoar aquele que tem amor, eis o paradoxo.

Samuel Bonette

Nenhum comentário: