Estamos no Google+

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A fé contida na vida

Fé, Vida, Amor, Esperança, Deus - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Hoje quero falar sobre uma coisa que há muito tempo não falo (pelo menos não diretamente) aqui no blog: FÉ. Engraçado que convivo com esta palavra desde muito pequeno e nunca tinha conferido o significado dela no dicionário. Na definição bíblica, "fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem". Já na definição do dicionário, segundo o site Priberam, fé é "adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro". Também consta entre seus significados: fidelidade, prova. Por curiosidade, pesquisei também o que é espírito, e encontrei a seguinte definição: "coisa incognoscível que anima o ser vivo". Achei bastante interessante. 

Hoje em dia, é difícil ter fé. Embora esteja comprovadamente enraizada no ser humano, é difícil esta coisa incognoscível que anima o ser vivo (espírito) aderir de forma não relativa (absoluta) àquilo que se considera real (verdadeiro). Porquê? Porque, da definição inicial, perdemos quase todo o referencial. Tem uma frase que tem sido bastante usada para nos criticar que diz: a tragédia desta geração é o corpo bonito e a alma feia. A geração pós-moderna é ainda muito nova para ser definida e muito recente para não aprender com seus erros e corrigir sua trajetória mas não posso discordar totalmente e também não quero concordar, nem de longe 

É difícil ter fé pois entendemos que só existe aquilo que se pode conhecer. Entendemos também que só se pode conhecer algo através dos sentidos: podemos ver o sol, portanto ele existe; da comida, sentimos o sabor, então, ela existe; o vento toca nosso rosto e embaraça nossos cabelos, logo, ele existe; ouvimos o barulho do mar, é prova que ele existe. Sentimos o cheiro ruim do chulé por que, infelizmente, ele existe. Mas o que me garante que o espírito existe, se a sua própria definição diz que ele é incognoscível, logo, não se pode conhecer 

É difícil ter fé por que "tudo é relativo", portanto, "nada é absoluto". Se pai é quem cria, então quem "cedeu" o espermatozóide para fecundar o óvulo não é pai, eis a relatividade da paternidade; uma mulher que joga seu filho recém-nascido numa lixeira não é mãe e agora resta relativizada a maternidade. "Um minuto para o fim do mundo, toda a sua vida em 60 segundos" relativizou o tempo e a existência de ser humano em todas as eras. Eu dentro de minha casa e o resto do mundo dentro da minha CPU através da web, relativizado está o tamanho do mundo e a distância de qualquer coisa. 

É difícil ter fé porque Matrix e A Origem nos puseram dúvidas sobre o que é realIluminatis e a vasta filmografia existente nYoutube a respeito de teorias da conspiração nos fazem duvidar da realidade de qualquer coisa; agora podemos saber que a Copa do Mundo foi comprada, que as Torres Gêmeas foram derrubadas pelos Iluminatis e tudo mais. Está tudo aí, é só pesquisar, a realidade realmente não é aquilo que pensamos ser real.  

Porém, não achamos que é difícil acreditar em inúmeras coisas; por exemplo: nosso espírito adere absolutamente a crença que outros planetas existem, embora dos quase sete milhões de pessoas existentes no planeta, menos de 600 humanos tenham ido ao espaço; e porque fazemos isto? Só porque alguém disse que existem. E tomamos estas afirmações como verdade absoluta. E gritamos aos quatro ventos que são reais, inadmitindo hipótese diversa desta. E isto é um pequeno exemplo de muitas coisas nas quais temos fé e convivemos diariamente. 

Na verdade, concluo não é verdade que não temos fé, mas sim temos rejeição a associação da fé com religião (especialmente as tradicionais); até para não acreditar em nada é necessário ter fé. Então, não é difícil ter fé, ao contrário do que havia dito nos parágrafos anteriores, mas sim é necessário revisar ou revisitar no que temos fé. Muitos pensam ser cool ir num templo budista fazer meditação mas tosco entrar num templo evangélico para fazer uma oração ou assistir a um culto. Acreditam no "poder reveladono livro O Segredo mas duvidam da Bíblia, um livro mais que milenar com inúmeras profecias cumpridas. Acreditam em forças cósmicas ou místicas mas desacreditam na existência de um Deus que tem poder para criar tudo o que existe.  

Enfim, uma das características que achei mais legal na definição de fé é que ela não nos bajula mas sim nos confronta, falando, por exemplo, sobre espírito, que não podemos conhecer tal como fazemos atualmente, através dos sentidos, mas é que nos anima, ou seja, dá vida; fala também de coisas verdadeiras, fala de se entregar totalmente. Tal como um pai, que sempre pesa prós e contras ao nos aconselhar mas deixa a decisão final para nós, a fé está sempre presente, quer queiramos, quer não. Estas características também são atribuídas a quem? Deus. 

Samuel Bonette

Nenhum comentário: