Estamos no Google+

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Essência da Arte

Essência, Arte, música, pintura, gênio - www.samuelbonette.blogspot.com
Música é arte. Interpretação é arte. Pintura é arte. Arte é uma coisa um tanto quanto subjetiva, nem sempre se submetendo a um padrão estético específico ou aos anseios dos espectadores e as vezes do próprio artista. Depende de inspiração, e de transpiração.  Tenho um particular apreço por música, e também, por característica adquirida ao longo da vida, um observador. É engraçado como a música me agrada multiformemente. Gosto de músicas gauchescas, daquelas só com voz e violão, como também gosto de músicas pop, rock, música clássica, e muitos outros estilos. Assim entendo que gosto da música enquanto arte.

Escrever também é arte. É retirar fragmentos do cotidiano e expandi-los numa história épica, e noutro momento expor em uma pequena frase conhecimentos adquiridos ao longo da vida. É um exercício de procura diária, nos entrelaces dos acontecimentos que nos cercam, o novo, o divertido, o agradável, a crítica, o embate, os relacionamentos e transformá-los em histórias para os outros entes humanos.

É se dar conta, por exemplo, da grande desproporcionalidade existente entre homens e mulheres na população transeunte no Centro de Porto Alegre e discorrer sobre o assunto; é notar como as pessoas estão cada vez mais absortas em seus celulares, Ipad’s e tablet’s e cada vez menos prestam atenção no que acontece ao seu redor; claro que estou trazendo estes assuntos a baila porque notei nelas hoje enquanto transitava na rua, e sobre estes refleti brevemente, imaginando que seriam bons assuntos para se escrever.

Esta semana ainda proferi o seguinte comentário: Tempo: quanto menos tenho, mais coisas faço. Fazendo leitura reversa - Tempo: quanto mais tenho, menos coisas faço. E é verdade; estou a semana toda pensando que tenho que escrever um texto para postar aqui, e mesmo tendo a ideia central, até agora não escrevi absolutamente nada do que havia pensado. Não vai ser agora que vou começar, também.

Mas, como disse de início, escrever é arte, e a arte não se submete a padrões estéticos. Que o diga alguém, que postou no Facebook o seguinte: - A vida ainda tem muito a me encinar – ao que redargui: - Principalmente escrever.

Samuel Bonette

4 comentários:

CarinA disse...

Texto para leitura reflexiva, gostei bastante. Sempre muito habilidoso com as palavras, Samuel, parabéns!

Retratos de um Aventureiro disse...

Belas palavras Samuel.

Samuel Bonette disse...

Obrigado, CarinA...

Samuel Bonette disse...

Obrigado...