Estamos no Google+

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Ano XXXI - Dia 161 - 25/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Vai ter textão. Sobre eleição.

O assunto: Bolsonaro

No dia em que a entrevista com este candidato foi ao ar no Jornal Nacional, nem olhei. Nem a dele nem a dos outros postulantes ao cargo de presidente. Não o fiz por uma simples razão: não assisto a Globo.

Logo após o término da entrevista, começou a “chover” memes e opiniões na minha timeline, tanto a favor quanto contra. Até o momento, definitivamente, a única entrevista que teve esta capacidade. As outras não fizeram nem cócegas.

Fui assistir à entrevista somente no dia posterior, mas antes de fazê-lo, eu já sabia quais seriam as perguntas: homofobia, mulheres (possivelmente salários menores), economia (falta de conhecimento ou relacionamento com o Paulo Guedes), recebimento de auxílio moradia e regime militar. Dito e feito. Choveram no molhado.

Estas mesmas perguntas já haviam sido feitas em entrevista na Globo News (onde havia maior especialidade dos jornalistas e maior possibilidade de profundidade nas respostas), no Roda Viva e em debates, por outros candidatos.

De tanto fazerem as mesmas perguntas, toscas, diga-se de passagem, ele está acostumado com elas e melhorando a sua resposta todas vez que é questionado. E foi o que aconteceu: ele se saiu muito melhor no JN do que em todas as outras entrevistas anteriores.

Ele “venceu” o debate com os jornalistas. Na entrevista da Globo News, por exemplo, onde ele foi muito mais perguntado sobre economia, o seu lado realmente fraco, ele ficou desconfortável e deu a impressão de que, quem deveria estar ali era o Paulo Guedes e não ele. Já no JN, ele passeou. Estava muito confortável e deu respostas cirúrgicas, dando invertidas nos jornalistas, como por exemplo, na questão do salário e do editorial do Roberto Marinho sobre o regime militar.

Amanhã continuo.

Samuel Bonette

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Ano XXXI - Dia 160 - 24/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Ainda me recuperando de lesão no tornozelo, não posso jogar futebol. Isto é triste.

Então vamos falar de coisa boa? Música.

Sabe quando você conhece uma banda que tem um álbum em que não há uma música sequer que você não goste?

Minha banda e álbum: Capital Cities - In a Tidal Wave of Mystery (2013).

Todas as músicas são em clima “pra cima”, mesmo as mais lentas. Tem uma mistura de pop com techno e instrumentos orgânicos (trompete, especialmente) que confere uma identidade única ao som da banda. Também tem as vozes, ora duplicadas, ora harmonizadas, que soam muito bem com o resto.

Os efeitos, embora muitas vezes bem discretos, são incríveis. Para quem gosta de padrão e simetria, como eu, também é extremamente assertivo neste quesito.

Ouço este álbum desde 2014, pelo menos, e até hoje não enjoei. Muito bom, muito completo, recomendo.

Samuel Bonette

domingo, 2 de setembro de 2018

Ano XXXI - Dia 159 - 23/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Hoje é aniversário do seu tio, Ozéias. Fiz um esforço para lembrar do rosto dele quando era criança, mas não consegui. Só consigo pensar no rosto dele como é hoje. Será que daqui a alguns anos não vou me lembrar de como é o rosto dele, assim como é?

Enfim. Mais uma quinta feira para a conta, mais um ano para a conta.

Aliás, esta história de aniversário é engraçada, porque normalmente as pessoas contam um ano e um dia como se fosse um ano.

Vou explicar: o ano começa no dia 01 de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, certo? Então, se alguém nasce no dia 17/03, como é o meu caso, ao invés de comemorar no dia 16/03, quando fecha um ano, as pessoas comemoram no dia 17/03, quando já é um ano e um dia.

Pronto, já posso terminar meu livro depois desta. Kkkkkk.

Samuel Bonette

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 158 - 22/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br

Estou com saudades de Porto Alegre.

Nasci em Horizontina, morei três anos em Torres (2000-2003) e desde então, até o ano passado, vivi em Porto Alegre.

Digo que “vivi”, porque realmente lá eu vivi. Provei a parte boa e a ruim da cidade, mas vivi tudo intensamente.

Até mesmo os tempos xoxos foram intensos.

Aquela cidade me deu vida, estou com saudades dela.

Talvez eu vá até lá, no final-de-semana, de moto.

Talvez eu viva um pouco mais.

Samuel Bonette

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 157 - 21/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Ontem ouvi algo repugnante.

Um determinado jornalista, chamado Daniel Scola, claramente alinhado à esquerda, chamou os venezuelanos de “vítimas do chavismo”.

Não, eles não são vítimas do chavismo.

Eles são o resultado direto (mais um) de uma utopia esquerdista chamada comunismo/socialismo, um aglomerado de ideias que só produziu miséria humana em qualquer lugar do planeta onde foi executado.

A consequência nefasta, no Brasil (o que temos a ver com esta bizarrice imposta na Venezuela?) assassinato com morte, efetuado por venezuelano, seguido de um levante popular em uma cidade de Roraima – estado que está recebendo, em média, 800 venezuelanos por dia (!), fugindo do caos daquele país.

Ainda sou obrigado a ouvir que “fechar as fronteiras não é uma opção, pois não somos a primeira opção deles, não estamos nem entre as quatro primeiras opções” e blábláblá esquerdista asqueroso.

Fechar fronteiras é uma opção sim, aqui e em qualquer lugar do mundo. Viva a soberania das nações.

Por fim, mais uma vez chancelo minha opinião de não mais consumir qualquer conteúdo desta empresa enviesada à esquerda, chamada RBS. A eles, meu repúdio.

Samuel Bonette

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 156 - 20/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Em 20 de agosto de 2013, há exatamente cinco anos atrás, eu escrevi o seguinte poema:

Passagem das almas

Tua janela da alma é poesia
Minha janela da alma é cela fria
E sela, fria,
A passagem das almas
passagem do teu sossego
do meu desapego
A nossa vontade,
silenciosa e imperiosa
Debaixo da aragem fria.

Não sei no que eu estava pensando, mas relendo, hoje, curti.
Samuel Bonette

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 155 - 19/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Em 06 de agosto de 2013 escrevi o seguinte:

Após refletir um pouco, conclui que:
Respeito não se aluga, não se dá, não se empresta, não se vende, não se toma e não se herda.

Respeito pode vir através da:

1. Imposição, quando se faz por via da força ou através da posse de posição que enseje respeito;

2. Da compra (sim, podemos comprar um pseudo-respeito através de alguns favores que se pagam com silêncio ou ausência de desrespeito, o que sugere respeito).

3. Conquista: quando tu conquistas respeito, isto se torna inconteste perante todos e então se tem a forma mais louvável de respeito, aquela que ninguém pode te tirar pois está incrustado na alma dos entes que te conhecem.

De qualquer forma, em última análise, as pessoas só respeitam quem dá a si próprio o devido respeito.

Samuel Bonette

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 154 - 18/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
A expectativa de hoje é alta.

O dia começou não tão cedo quantos os outros sábados, quando normalmente acordo por volta das oito da manhã; hoje não: acordei às dez horas da manhã.

Passei o dia todo envolvido com a preparação de um canto de terra ali do pátio para fazer uma horta. Como pela manhã eu já tinha comprado algumas sementes, o que tive de fazer foi remexer a terra, retirar a grama, preparar os canteiros e semear o que eu havia comprado: salsa, couve, tomate-cereja, ervilha, mamão gaúcho.

Agora é esperar pelos amigos que virão jantar hoje. Vou preparar um churrasco – comprei até picanha.

#vamo!

Samuel Bonette

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 153 - 17/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Eu já falei aqui que as sextas-feiras são legais, né?

Mas a minha, hoje, não vai ser tão legal, porque não vou poder jogar bola.

Na semana passada torci o pé, sozinho! Corri para dominar uma bola e, ao freiar, meu pé prendeu na grama e torci o pé. Doeu muito e tive de sair imediatamente da partida.

Tudo ia bem durante esta semana, até que ontem fui brincar com a Loretta e, enquanto corria atrás dela, ao dar uma guinada, meu pé torceu novamente e eu caí no chão.

Melhor não jogar hoje. Nem semana que vem.

Torcer para ficar bom logo.


Samuel Bonette

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 152 - 16/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Eu me espanto com a perversidade com que algumas pessoas vivem suas vidas. Atualmente há, neste país, pessoas que norteiam seu comportamento, discurso e atos de acordo com certas posições políticas e, para elas, isto torna-se mais importante do que a verdade, o caráter, a humanidade e qualquer coisa que lhes contradite (inclusive a própria realidade).

Lembro-me do que está escrito na Bíblia, em 2 Timóteo 3:1-7. Lá diz:

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade.

Esta descrição é muito mais completa e abrangente do que eu estava pensando inicialmente, quando falei da perversidade com que as pessoas conduzem sua vida, mas eu te alerto: quando você vir pessoas com estas características, tome muito cuidado com elas.

Todos somos sujeitos a erros e falhas, mas algumas pessoas já fizeram disto um estilo de vida e não estão dispostas a abandonar seus maus hábitos (elas estão convencidas de que este comportamento é correto, para ser mais preciso).

Sobretudo, ore por elas, para que possam se dar conta do seu terrível comportamento e mudar sua vida.


Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 151 - 15/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Infelizmente perdemos para o Flamengo, hoje. Em uma falha individual do lateral-esquerdo Cortez, o atacante Everton Ribeiro, do Flamengo, chutou uma bola da entrada da área e venceu o goleiro Marcelo Grohe, que viu a bola morrer no canto esquerdo da sua goleira. Este gol custou a eliminação da Copa do Brasil.

Com o tempo, as derrotas no futebol doem menos, mas ainda assim, doem. Sempre que fico triste, apelo para a música, para expressar meus sentimentos ou então me abraçar em algum cachorro.

Desde pequeno lembro que foi assim.

E é assim, hoje não é dia de falar muito.


Samuel Bonette

domingo, 19 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 150 - 14/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Uma dos artistas que mais gosto é Tim Maia. Como pessoa era um louco, mas como músico, era muito proficiente.

Comecei a gostar “sem querer”; tudo começou quando notei ter uma certa facilidade para imitá-lo e, para fazer a imitação, comecei a escutar as suas músicas.

Com o tempo, conheci mais suas músicas, o seu trabalho e também sua história de vida – que, diga-se de passagem, é tão interessante quanto louca.

De todas as suas músicas, a que mais gosto é bem desconhecida do público em geral, se chama “Essa tal felicidade”.

Gosto dela porque mostra o lado totalmente humano e frágil do artista, aquilo que ele mais gosta e preza, sua sensibilidade e aquilo que lhe custa caro, seus anseios, ou seja, o que ele deseja em relação a família dele.

Curta aí:

Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 149 - 13/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Sobre o jogo do Grêmio: um passeio, como tem sido já há uns três anos (desde 2016). Como joga fácil este time do Portaluppi, embora não sem revezes na caminhada. Quatro a zero e um banho de bola no Vitória, da Bahia.

Mas a vida não é só isto, né?

Em ano de campanha política para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual, é inevitável pensar e falar sobre este tema.

Nesta semana começa oficialmente a campanha eleitoral, então durante os próximos meses devo falar alguma coisa a respeito, esporadicamente.

Mas hoje não. Hoje ainda é curtir a vitória do Grêmio e se preparar para o jogão de quarta-feira, contra o Flamengo.

(A vida não é só futebol mas é muito dele).


Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 147 - 11/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Amanhã é dia dos pais. Mas também é dia das mães, dos tios, dos professores e dos cachorros, porque sempre que você vê um pai, tem uma figura oculta, que é um cachorro atrás.

Se você não entendeu nada, empatou comigo. Mas este discurso é uma paráfrase do discurso de uma ex-presidentE do Brasil, acredite se quiser. Dilma Vana Roussef, o nome da terrorista. Pesquise, mas não diga que eu não avisei.

Voltando ao assunto “Dia dos Pais”.

Eu não sou muito a favor de datas comerciais e esta me parece mais uma delas, assim como dia das mães, namorados, homens, mulheres e etc. Porém é sempre bom enaltecer esta figura imprescindível para uma criança, o pai.

Nestes tempos em que se discute o aborto no Brasil, é flagrante, em minha opinião, o trauma que a ausência de pais (leia-se homens) tem feito nesta nação. Seja por não ser bons exemplos para filhos, seja por não assumirem a sua condição de homens perante a sociedade.

Temos meninos, inacabados e crescidos, maiores de 18 anos mas com a mentalidade de 13 anos. Às vezes, maiores de 30, 40 e 50 anos, mas com mentalidade de 13 anos.

Não à toa que estamos discutindo coisas como aborto. Trágico, para esta nação. Precisamos de mais homens e pais neste país.

Alguém está comigo?

Samuel Bonette

sábado, 18 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 146 - 10/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Último dia da sua mãe fora de casa, graças a Deus. Hoje ela retorna de Porto Alegre, de carona com a Beatriz. Mas foi um tempo com coisas boas sim, não posso negar. Mais uma pedrinha na construção da maturidade. De quebra, almocei hoje com meus pais.

Agora à noite fui jogar futebol e me machuquei. Nada sério, mas um pouco preocupante. Lançaram a bola em minha direção e eu corri para dominá-la e, quando ia fazê-lo, meu pé ficou preso no chão e torci o tornozelo. Por precaução, deixei o campo e vim para casa, aplicar gelo no local.

Como o Ozéias havia me convidado para o aniversário da Lisiane, fui lá, embora com um pouco de dificuldades para caminhar.

Quando retornei para casa, verifiquei que o meu tornozelo estava bastante inchado. Nova aplicação de gelo, ibuprofeno e deu por hoje, né? Hora de dormir.

Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 145 - 09/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Hoje sim, foi dia de cozinha!





Lasanha à Bonette, com fundo de massa de panqueca e demais camadas com carne moída ao molho vermelho (mais um pouco de creme de leite), queijo, presunto e massa spaghetti:



Samuel Bonette 

Ano XXXI - Dia 144 - 08/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Sua mãe partiu hoje pela manhã.

Foi a Porto Alegre renovar o contrato de aluguel de nosso apartamento e também comemorar o aniversário de uma amiga.

Terei três ou quatro longos dias pela frente, isto porque ainda não está bem definido se ela volta na sexta ou sábado.

Está sendo uma boa oportunidade para eu renovar meu conhecimento culinário. Mentira, é só fazer meu almoço mesmo.

Hoje comi o resto de uma pizza que compramos ontem, mas amanhã prometo que cozinho de verdade.

E é isto, ainda preciso fazer tarefas de dono de casa.

Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 143 - 07/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Amanhã sua mãe viaja para Porto Alegre.

[Texto suprimido].

[Texto suprimido].

Pedi que ela me ajude em oração.

Lembro-me das palavras de John Eldredge, no livro “A grande aventura masculina”, em que ele diz que um guerreiro poucas vezes sente coragem ou se sente um guerreiro em meio às lutas; mais comumente se sente com medo e desorientado.

Deus nos ajude.


Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 142 - 06/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Eu não sei se já falei por aqui, mas eu amo música. Música faz minha vida mais feliz, especialmente quando eu estou executando a música.

Eu até toco violão e tal, mas gosto mesmo é de cantar. Me ressinto que minha voz não seja tão bonita quanto eu gostaria, mas com o tempo e a maturidade, tenho aprendido a gostar mais dela, especialmente porque é única, pessoal, intransferível e parte da minha própria personalidade.

Mas este é o meu caso mal-resolvido, a música.

Um dia ainda hei de me reconciliar com ela, tal qual o tenente Dan (do filme Forrest Gump – O Contador de Histórias) fez as pazes com Deus.

Talvez em vida, talvez na morte. O tempo dirá.

Samuel Bonette

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 141 - 05/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Hoje foi dia de cozinha. Mas infelizmente não tirei foto da refeição que preparei.

Fiz bifes de entrecot, cebola caramelizada, maionese, salada de penino e alface americana. Totalmente saudável e saboroso.

Aliás, cozinhar é algo que aprecio fazer. É uma das formas que tenho para demonstrar amor, afinal, comer é uma questão de sobrevivência e comer uma comida saborosa é uma fonte de prazer.

Fora isto, dia preguiçoso, ideal para descansar.

Até porque amanhã é segunda.

Samuel Bonette