Estamos no Google+

domingo, 3 de junho de 2018

Ano XXXI - Dia 71 - 27/05/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
O personagem de hoje é Jonas. Em algum momento, eu me dei conta de que normalmente atribuímos somente coisas ruins a Jonas. Constatei que eu mesmo só tinha uma coisa para dar a ele: julgamento! Aí fui reler o Jonas, pois queria reavaliar a história dele. Lá vai:

No barco, os homens não jogaram Jonas de imediato, eles ainda tentaram salvar o barco por conta própria. Depois de jogar Jonas, eles "converteram-se" a Deus.

Após Jonas pregar por apenas um dia, todos na cidade de Nínive já estavam arrependidos. Ao cabo de quarenta dias, Deus não destruiu a cidade. De qualquer forma, Jonas realmente queria que a destruição acontecesse. Como se fosse um espetáculo, Jonas subiu a um monte para observar do alto e de longe, desejando que Deus a destruísse.

Jonas parecia mais preocupado com sua imagem do que com as 120 mil pessoas. "Como assim, não vai acontecer o que eu profetizei que aconteceria?"

Apesar de ter sido alvo da misericórdia de Deus havia apenas alguns poucos dias, Jonas não conseguia ser misericordioso com os outros. Jonas estava tão irado que pediu para morrer duas vezes no espaço de poucos dias. Deus, por sua vez, amou 120 mil pessoas totalmente maldosas.

Relendo isto tudo, percebi que eu também reafirmei todo meu julgamento contra Jonas. Mas se Deus perdoou e ele até teve sua história contada na Bíblia, de tão relevante que foi, como poderia eu me achar melhor que ele?

Preciso melhorar no amor e misericórdia. E sobre Jonas: uma figura totalmente humana.


Samuel Bonette

Nenhum comentário: