Estamos no Google+

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 140 - 04/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Eu já devo ter falado aqui, mas não custa repetir: é legal conectar-se ao seu passado.

Uma das formas de fazê-lo é estar com pessoas que estavam lá com você.

Hoje foi assim, de duas formas: pela manhã, saímos com meus pais para passear em Araranguá; pela tarde, fui tomar um café com meu amigo de adolescência/juventude, Fabrício.

Dia bem agradável, com direito a almoço em churrascaria.

Para finalizar, assistir boxe na TV.

Tem como ser melhor? Até tem, mas não hoje.

Samuel Bonette

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 139 - 03/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Às vezes eu me estresso com o Brasil, mas todos os dias eu tenho certeza que vias normais não vão mudar nem melhorar este país.

Só Deus ou o caos total (Deus não tem parte nisto, mas é para onde estamos indo) vai tirar este povo da doença mental em que vivemos.

Políticos corruptos, ineficiência estatal, máquina pública inchada, burocracia, carga tributária elevadíssima e sem retorno, desonestidade, pilantragem, falta de caráter, entre outros tantos, são problemas crônicos deste pedaço de mundo.

Quando eu olho para isto, com a sensação de impotência que isto me gera, sinceramente, eu fico doente.

Há tempos atrás eu falei que o motivo de fazermos tantas piadas é uma tentativa do cérebro racionalizar e fugir da realidade doentia, mas que não desenvolvamos doenças mentais graves. Mas nem sempre dá certo.

#Cansado.

Ano XXXI - Dia 138 - 02/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Hoje é dia de aniversário da Beatriz. Sua tia. Ou futura tia, não sei. Hahahaha. Difícil falar com quem ainda não nasceu. Aliás, me dei conta, agora, que estou contando como certo o seu nascimento, mas a Deus pertence todas as coisas.

Esta semana passou voando. Ainda não acabou, é verdade, mas passou muito rápido.

Durante algum tempo, quinta-feira foi o dia da pizza. Mas agora, com a recente mudança de dieta da Bibiana, passando a ter um cardápio muito mais light, estes dias ficaram no passado.

Hoje também vai ser dia de outra coisa importante: [texto suprimido] para compartilhar o que temos vivido e o que Deus fez no nosso casamento.

Que Deus nos ajude e os ajude, Um passo de cada vez, um dia de cada vez.


Samuel Bonette

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 137 - 01/08/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Ainda estou tão encantado como as coisas para a compra e venda das motocicletas transcorreram tão rápido e corretamente.

Se eu não acreditasse em Deus, seria obrigado a creditar à sorte.

Veja como tudo aconteceu: eu decidi que iria trocar de moto e no sábado iria olhar as opções aqui na cidade. Na sexta à noite, também dei uma olhada no Facebook e revi uma moto que já tinha visto há umas duas semanas, porém estava um pouco fora da alçada de valor.

Como eu comentei com meu pai – um pequeno poço de ansiedade, diga-se de passagem – ele foi antes que eu lá olhar. E tinha uma opção, mas a minha moto entraria no negócio por R$ 2.000,00 apenas, sendo que a FIPE dela é R$ 3.400,00. Ele até me ofereceu uma ajuda para fechar a compra, mas optei pela cautela.

Cheguei em casa e retomei o contato com o vendedor da XTZ (Facebook) ao mesmo tempo em que publicava a minha moto para venda na OLX (por R$ 2.700,00). Enquanto fazia isto, avancei na negociação com ele e fechei a entrega da minha moto por R$ 3.000,00.

Negócio fechado, pensei.

Qual não foi minha surpresa quando uma pessoa me chamou no WhatsApp, querendo comprar a minha moto. Conversei um pouco com ela e a mesma demonstrou muuuuito interesse em adquiri-la.

Então, abri o jogo e falei que a moto já estava vendida pelo valor de R$ 3.000,00, ao que ela respondeu que pagaria a diferença! Imediatamente liguei para o dono da XTZ e pedi um desconto para ele, uma vez que ia pagar a moto toda em dinheiro, o que ele aceitou prontamente.

Tudo isto aconteceu entre 12:00h e 15:30h e, graças a Deus, no domingo e segunda ocorreu todo o trâmite que relatei há alguns dias atrás.

Tudo excelente, muita alegria para todos nós.

Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 136 - 31/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Hoje foi dia de volta à rotina.

Com estes dois últimos dias bem diferentes da minha rotina, parecia que eu estava voltando de férias.

Pela manhã, trabalhei meio lento, mas à tarde já estava normal.

Estou muito satisfeito com minha moto nova. Contente mesmo.

Ela é bonita, macia para andar, com bom poder de arrancada (dentro da cidade este ponto é importantíssimo) e alta. Parece que estou montando um cavalo, de tão alta. Rsrsrsrsrs.

Sua mãe foi consultar uma ginecologista, aqui na cidade, para ver se está tudo bem com ela e assim começarmos a encaminhar o processo de gravidez. Hehehehe. Soa estranho, mas é o que é.


E estou ainda um pouco cansado. Então, por hoje, isso é tudo, pessoal.

Samuel Bonette

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 135 - 30/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Hoje o dia foi louco.

Acordei às 07:30h e imediatamente contatei a compradora da minha moto para verificar se estava tudo certo para efetuar a venda. Como ela me respondeu que estava, parti de Cachoeirinha rumo à Estância Velha às 08:00h.

Cheguei lá às 09:00h e me dirigi ao Detran para verificarmos se estava tudo ok para fazer a transferência. Não estava. Tive de pagar uma multa do proprietário anterior.

Feito isto, rumamos ao cartório, onde efetuei a transferência e recebi o dinheiro, em espécie. Tenso, dado o número de assaltos da região. Mas graças a Deus fui ao banco e depositei o dinheiro, sem problemas. Depois ainda ganhei uma carona até o trem, e já eram quase 11:00h da manhã.

Peguei o trem em Novo Hamburgo, fui até Canoas, desci e chamei um Uber. O primeiro carro cancelou a corrida porque perdeu o ponto para me pegar, o segundo ficou vagando por ruas próximas e não vinha nunca para me pegar e somente o terceiro que se habilitou para fazer a corrida me achou.

Fui de Uber até Cachoeirinha, peguei minha mochila na casa da Bea e continuei, no mesmo Uber, até a casa dos pais do vendedor da minha moto, onde tive a oportunidade de almoçar e conhecê-los. Quando cheguei lá já era passado do meio dia.

O vendedor chegou e rumamos ao banco e posteriormente ao cartório para transferir dinheiro e moto, respectivamente. Fui até onde estava a moto, embarquei na mesma, passei no posto abastecer e rumei a Torres. Já eram 15:00h.

Às 16:15h parei novamente em Osório para fazer um lanche e às 17:38h já estava em minha casa.

Só alegria.

Graças a Deus, tudo certo.

Samuel Bonette

domingo, 12 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 134 - 29/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Que dia, senhoras e senhores, que dia.

Minha primeira viagem mais longa de motocicleta transcorreu bem, graças a Deus. Parti de Torres às 13:30h, aproximadamente, em direção a Cachoeirinha.

Já na estrada fui avisado por outros motoristas, via buzinadas, de problemas na moto. Parei para verificar e a mesma estava quase caindo forma, pois estava quebrada (já estava, mas se rompeu um arame que eu tinha posto para segurá-la).

Cheguei em Osório às 15:00h, aproximadamente, e fiz uma parada para um lanche e descansar. Continuei viagem e cheguei em Gravataí às 16h:30h, a fim de ver a moto que vou adquirir.


Finalmente cheguei ao meu destino final, Cachoeirinha, às 17:19h. Rumei para a casa de minha irmã Beatriz e então só me resta descansar, pois amanhã será uma maratona.

Samuel Bonette

sábado, 11 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 133 - 28/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Hoje foi dia de negociar motos.

No início deste ano, em janeiro comprei minha primeira motocicleta, uma Dafra Kansas 150. Negociei bem fácil com o Ozéias, comprando uma geladeira que ele queria e paguei mais um tanto em dinheiro.

Passado algum tempo, porém, encontrei dificuldades para fazer manutenção da mesma, devido ao fato de não haver oficina com peças de reposição, dado o baixo número de motos desta marca.

Frente a isto, decidi negociar a moto por outra e, graças a Deus, consegui encaixar uma negociação de venda da minha moto e compra de outra, com particulares.

A minha moto vai para Estância Velha e vou buscar uma Crosser XTZ 150 em Gravataí.

Passei o dia todo envolvido em tratativas e negociações, mas agora está tudo alinhavado e amanhã rumo à região metropolitana de Porto Alegre para fechar os negócios.

Que Deus me abençoe.

Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 132 - 27/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Sexta-feira sempre dá uma pequena alegria extra no coração.

No último ano, ou seja, desde julho de 2017, estes dias tem tido dois ingredientes especiais: sexta é o dia de promoção da carne no açougue (ou seja, prenúncio de churrasco) e, mais recentemente, desde maio, as sextas tem sido dia de reunir amigos para jogar um futebol.

Aliás, após um destes dias de futebol que decidi escrever o que escrevi sobre futebol há uns dias atrás, inspirado em algumas explicações que dei à sua mãe sobre isto.

Não nego que estes dias também são de cansaço físico maior, dado o esforço feito, mas tem valido muito a pena.

Vem ni mim, sexta-feira sua linda!


Samuel Bonette

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 131 - 26/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Bem, um dos assuntos que nunca discutimos, eu e sua mãe, foi sobre filhos. Antes de casarmos, discutimos sobre diversos assuntos importantes e, sobre filhos, acordamos o seguinte: vamos ter filhos somente após 10 anos de casados.

Casamos em 2009.

Quando começamos a conversar as primeiras coisas sobre filhos, já após alguns anos de casados, vi que seria algo muito tenso.

Divergíamos em tudo. Nomes, sexo de preferência, lugar onde queríamos que estudassem, forma de tratamento e em tudo o mais que se possa pensar. Um terror.

Agora, já mais próximos ao momento de realmente termos filhos, algumas coisas começam a se pacificar e ficar menos relevantes frente a coisas que realmente importam.

Como, por exemplo, se está tudo ok com nossos organismos – principalmente da Bibiana – para este período de gestação vindouro. Mas também outras coisas tais como planejamento financeiro para o parto e etc..

Devagarinho vamos nos ajustando. Tudo vai dar certo, tenho fé.

Samuel Bonette

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 130 - 25/07/2018




Ano XXXI - Samuel Bonette -
www.samuelbonette.blogspot.com.br



Hoje, ao chegar em casa após um longo dia de trabalho, tomei um café/janta, como de costume.

Não habitual foi uma soneca que tirei, sentado no sofá, em que nem vi o momento que peguei no sono; acordei cerca de meia hora depois com uma dor no pescoço, dado o mau jeito que  estava (dormi sentado e minha cabeça pendeu para trás e para o lado ao mesmo tempo).

Fazer o que? Estas coisas acontecem – ainda mais de barriga cheia e corpo cansado.

A vida às vezes bate forte e às vezes bate de leve, mas normalmente está batendo.

Samuel Bonette

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 129 - 24/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Estes dias estão sendo bastante interessantes do ponto de vista relacional, para mim e sua mãe.

Eu sempre falo que nós dois temos alguns “fóruns”, assuntos que discutimos ao longo dos anos, à medida que as coisas vão acontecendo ou estão por acontecer.

Muitos destes assuntos já começaram no namoro, tais como: política, cosmovisão, religião, organização da casa, alimentação e etc.. Ao longo deste tempo, temos algumas resoluções e outros assuntos continuam em aberto.

Por exemplo: em algum momento eu passei a me interessar por motocicletas e comecei a desejar comprar uma. A sua mãe foi frontalmente contra, desde o início.
Passou-se o tempo e em 2017 nos mudamos para Torres, quando passei a visualizar uma maior oportunidade de adquirir a moto (o trânsito desta cidade é bem melhor do que em Porto Alegre).

Porém sua mãe permanecia irredutível em sua repulsa à moto, porém já estava aceitando a ideia de que eu adquirisse. Quando eu falei que ia comprar e ela ia andar comigo, de moto, ela respondeu: Eu jamais vou andar de moto com você.
O tempo passou (e eu sofri calado), eu adquiri a moto e hoje ela adora andar de moto, sendo uma fonte de diversão para ela.

E assim são as coisas.

Nos próximos dias, vou contar um pouco sobre como está sendo preparada a chegada de nosso primeiro filho (que ainda nem foi gerado).

Samuel Bonette

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 128 - 23/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Segunda-feira é dia de lentidão, rsrsrsrs.

Mas hoje foi dia de trabalhar o dia inteiro e ir até Terra de Areia, depois do horário de trabalho normal, para levar sua mãe a uma audiência e também trabalhar com/para ela como preposto.

O pior de tudo foi que as audiências atrasaram e a nossa audiência, que começaria às 19:20h, começou às 20h. Quarenta minutos de espera para sentar em frente a uma juíza leiga por cinco minutos e sair porta afora com uma nova audiência marcada.

O judiciário brasileiro é uma piada de mau gosto, um espelho do próprio país. Em minha opinião, um país sem jeito e sem futuro.

Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 127 - 22/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br










Só é necessário duas fotos para descrever este dia:



Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 126 - 21/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Final de semana até que bastante produtivo. Hoje pude pintar umas janelas aqui em casa que estavam precisando de uma demão (e só uma, afinal, trabalhar é para dia de semana, né?) e, à noite, festa caipira com amigos.


Com alguns registros fotográficos indecorosos:


Aquilo em minha mão não era uma caneca cheia de quentão.

Eu estava superfeliz em tirar aquela foto.

E é isto. Um bom dia, para recordar.

Samuel Bonette


domingo, 5 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 125 - 20/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Dia do amigo.

Fiz este poema em 2013:

Uma lágrima rola pela face
O outro a limpa com a ponta dos dedos
Uma lágrima rola na alma
O outro a seca com um abraço
Um sorriso brota nos lábios
O outro corresponde de orelha a orelha
A situação não tem saída
Então o outro ajuda a derrubar a parede para escaparem da adversidade
Um é amigo
O outro é também
São juntos intenção indestrutível
Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 124 - 19/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Ontem foi dia de pilotar uma nova tarefa: pai.

Tudo bem que foi razoavelmente fácil pois o papel de filhos foi interpretado pelo João Lucas e Rafael (seus primos) e, a esta altura da vida, já com seus 15 e 9 anos, respectivamente, eles não oferecem perigo (rsrsrsrs).

Mas ainda assim interessante.

Dei presentes, fizemos churrasco, jantamos juntos à mesa, assistimos ao jogo do Grêmio, comemoramos mais uma vitória do Tricolor dos pampas e tivemos uma noite bastante agradável, finalizando com uma oração em conjunto antes de dormir.

Aliás, já tem um bom tempo que meus sobrinhos me possibilitam desfrutar a parte boa de ter filhos, ou seja, a parte da diversão. Chorou, urinou, defecou ou aconteceu qualquer coisa que demande trabalho? Chamo os pais. Bom, né?

Mas eu não perco por esperar, ainda vai chegar a minha vez de levar a humanidade adiante – assim como todos que estão vivos receberam cuidados, cuidar da vida de meu(s) filhos(as).


Força!

Samuel Bonette

Ano XXXI - Dia 123 - 18/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
As partes individual e coletiva do futebol estão sempre interligadas, mas pode ser o caso de não funcionarem bem, seja por má combinação, por insuficiência de uma e outra ou ainda descuido deliberado da mecânica entre ambas.

Há times de futebol possuem jogadores extremamente habilidosos individualmente mas que jogam só para si, ou seja, descuidam da parte coletiva. É comum, nestes times – e se encontra muitos no continente sul-americano – ver um jogador pegar a bola e tentar driblar o time adversário inteiro, não passando a bola para o companheiro; ou então, não haver cobertura defensiva quando o time vai ao ataque – todos os jogadores vão para a área tentar fazer o gol e ninguém volta marcando o contra-ataque; e inúmeros outros exemplos que eu poderia dar, mas ficaria tedioso.

Outros times, por sua vez, possuem jogadores que cuidam muito da parte coletiva mas não buscam a habilidade individual, e isto gera times burocráticos e fáceis de marcar. Eventualmente estes times podem ganhar e até fazer campanhas relativamente boas dentro do campeonato, mas é sempre muito chato assistir aos seus jogos. Normalmente times europeus apresentam estas características.

E os times que combinam bem ambas as partes? Estes times sempre tem lugar reservado na história, com grandes vitórias e conquistas.

Nestes times, as habilidades individuais servem para cumprir propósitos coletivos e a capacidade coletiva serve para permitir o livre acontecimento das habilidades individuais.

O drible é um recurso utilizado para os jogadores avançarem ao campo de ataque e, quando não é possível fazê-lo, o jogador passa a bola ao companheiro melhor posicionado sem hesitar, porque sabe que é o melhor a se fazer.

Nestes times, o jogador que tem boa capacidade defensiva não se importa em roubar a bola do adversário e imediatamente tocar para seu companheiro com melhor capacidade ofensiva, etc.

Nestes times, o posicionamento é feito corretamente por todos, limitando assim a capacidade do adversário de defender e atacar e permitindo ao time que aflorem todas as suas valências.

Futebol é meu esporte predileto e, sinteticamente, estas são as minhas principais ideias sobre ele. Espero que tenha gostado.

Samuel Bonette

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 122 - 17/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Sobre a parte tática do futebol, há jogadores que tem uma capacidade coletiva muito grande e esta, muitas vezes, sobrepuja as suas habilidades individuais, por maiores que sejam.

Por exemplo: é importantíssimo que um time tenha, no futebol atual, ao menos um jogador que seja tão bom no ataque quanto na defesa. E por quê? Porque o time vai estar sempre atacando e defendendo com um homem a mais.

Os times mais ou menos se equivalem, mesmo nas variadas formações táticas, no número de homens atacando e defendendo. Quando na defesa, estão zagueiros, laterais e volantes. Quando no ataque, somam-se volantes, laterais, meias e atacantes/centroavantes.

Ter a maioria numérica, na maioria das vezes, significa levar perigo ao adversário. Nem sempre o time vai conseguir fazer o gol, mas quando chega quase lá, começa a mexer também com o psicológico do adversário.

Ninguém quer perder, #fato, mas nem todos fazem o necessário para vencer.

Por isto o treino é importante, e também observar o que os companheiros estão fazendo, para que se dê cobertura aos movimentos, com posicionamentos corretos.

Se um lateral sobe ao ataque, um volante deve se posicionar atrás dele, para pegar um eventual rebote e coibir um contra-ataque. Se o zagueiro vai para a área na cobrança de falta ou escanteio, algum volante ou meia com capacidade de marcação deve permanecer na zaga.

 Muitas vezes, o simples fato de estar em determinado lugar, atrapalha o ataque ou defesa adversária.

Amanhã finalizo com a ligação e interação entre a parte individual e coletiva do esporte.

Samuel Bonette

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Ano XXXI - Dia 121 - 16/07/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
O futebol não é só feito de individualidades, embora elas sejam importantíssimas. Futebol é um esporte coletivo e, como tanto, precisa das habilidades individuais combinadas para formar um coletivo. Então, hoje vou falar um pouco sobre capacidade coletiva.

Capacidade coletiva é a organização dos indivíduos para executar determinadas tarefas dentro de campo, seja atacar ou defender (as duas grandes tarefas do esporte).

Por exemplo: no futebol de campo, você aglutina os zagueiros, laterais e volantes, especialmente, para formar a sua defesa, de forma que o adversário não chegue à sua meta. Já centroavantes, atacantes, meias e laterais somam-se nas tarefas de ataque.

Esta capacidade coletiva normalmente se traduz na parte tática do esporte. A maioria das pessoas não olha muito por este ângulo e possivelmente nem tenham conhecimento aprofundado a respeito, mas esta parte é fundamental para o bom andamento do time.

Como eu disse antes, atacar e defender são as duas grandes tarefas do esporte e isto se faz com estratégia, tática e ações, nesta ordem de importância.

Na parte tática, há duas habilidades muito importantes, que são: posicionamento e movimentação.

Posicionamento diz respeito à faixa de campo ocupada por cada jogador, dada a sua função tática dentro de campo.

Movimentação diz respeito à forma de ocupação movediça, ou seja, a faixa de campo onde o jogador deve se movimentar enquanto ataca e/ou defende.

Desta forma, enquanto um time ataca ou defende, ele assume posicionamentos e movimentações que resultam em movimentação inversa do time adversário, de forma a chegar ao gol (objetivo do esporte) e/ou neutralizá-lo.

Amanhã sigo.

Samuel Bonette