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segunda-feira, 7 de maio de 2018

Ano XXXI - Dia 50 - 06/05/2018

Ano XXXI - Samuel Bonette - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Dependendo do contexto, o feedback é periódico ou então tem um momento programado para acontecer – isto especialmente quando pensamos no meio empresarial. As empresas têm trabalhado muito em cima deste conceito e têm alcançado relativo sucesso em sua aplicação, melhorando os demais processos da empresa.

Um grande segredo para o feedback ser proveitoso é o quanto a outra pessoa está aberta a recebê-lo. Porém, na vida, existem inúmeras situações em que a oportunidade para o feedback simplesmente acontece – pelo menos em sua visão. E aí vai entrar a sua percepção sobre se é momento de aplicar ou não.

Se você resolver aplicar, há dois cenários possíveis: a pessoa está apta para receber e aceitar o feedback ou ela não está apta para receber e aceitar o feedback.

No cenário 1, o melhor deles, o que você disser à pessoa terá uma boa consequência prática, porque ela está interessada no que você tem a passar para ela e também em aplicar, posteriormente. O que você falar encontrará terra fértil.
No cenário 2, quando da má reação, novamente você se encontrará em uma encruzilhada: ao entender que, não importando o que você falar, a pessoa simplesmente vai ignorar, você poderá optar por encerrar a sua colocação, ou poderá optar por continuar, de qualquer forma, fazendo-se de “cego e surdo” para a reação da pessoa.

Esta segunda opção é bastante difícil mas às vezes é necessária fazê-la, com dureza e aumento do tom, especialmente quando você entende que, embora a pessoa não queira ouvir o que você tem a dizer, é necessário que ela o ouça, sob pena de danos maiores.

Por exemplo: se você notar que seu filho está dizendo mentiras frequentemente, mesmo que ele não queira ser repreendido por isto, evidentemente você deverá fazê-lo, para evitar o agravamento do quadro.

A decisão será sua – e as consequências também. Só não seja negligente com suas tarefas.

Samuel Bonette

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