O tema é feedback.
Uma coisa que acho interessante também é as diversas formas com
que as pessoas assimilam e reagem a um feedback, seja positivo ou negativo (ou
positivo e negativo juntos).
As reações mais comuns que me lembro no momento: “murcham”, ficam
com raiva, ignoram, supervalorizam, fazem o que é solicitado, contam a seus
pares, buscam aprovação ou rejeição do feedback recebido junto a seus pares.
Às vezes as reações são simultâneas (mais de uma das reações
acima ao mesmo tempo) e em outras acontecem em fases (a pessoa vai mudando a
reação com o passar do tempo).
Uma pessoa pode reagir de formas diferentes em diferentes
feedbacks ao longo da vida, mas normalmente há um padrão de comportamento,
mesmo que seja perceptível apenas para quem a conhece mais profundamente.
Vou contar uma situação real: uma pessoa foi contratada para o
setor de vendas e conhecia o chefe do setor. Isto fez com que ele agisse como
se tivesse algumas pequenas regalias (o que não existia) e este fato incomodou
seu chefe.
Após algum tempo, o vendedor foi chamado para o feedback e,
durante o mesmo, o tom foi aumentando até que o chefe deu um duro discurso,
dizendo que aquele funcionário não chegaria a lugar algum, na vida.
O que ele fez? Engoliu a raiva, voltou para a sua mesa e,
daquele momento em diante, cortou qualquer tipo de relacionamento que não fosse
estritamente profissional e necessário.
Em três meses ele virou o melhor vendedor da loja. Em seis meses
ele pediu demissão. Por quê? Simplesmente porquê quis provar que sim, ele ia
chegar a algum lugar na vida, caso quisesse.
Interessante, né?
Samuel Bonette
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